quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Como as emoções podem afetar nossas decisões



Emoções, podemos controlar?

Uma das grandes questões que nos faz perder o foco em projetos que possam nos trazer crescimento, e grandes benefícios são na maioria das vezes nossas próprias distrações, quais são estas distrações que nos faz desviar de nossa trajetória  planejada?

A maior delas chama-se... emoções, é quando nos entregamos as emoções,  fugimos de certa forma da razão, nos desviando do foco, do planejamento, da trajetória já iniciada, então quando percebemos, temos que recomeçar, de certa forma, nem tudo está perdido, pois recomeçamos com mais experiencia, mais conhecimento para desenvolver os projetos outrora abandonados, ou esquecidos.

Bom, se podermos nos conter as emoções, sem nos prejudicar e ao mesmo tempo, não deixando com que as pessoas, as quais convivemos se sintam em desarmonia, então , tudo bem em soltar as emoções, evitando tomar decisões que possam mudar de forma marcante os caminhos de nossas vidas, desviando do propósito estabelecido.

Devemos entender três grandes razões para uma vida saudável, que quando entendemos e,...eu não diria controlar, mas termos o conhecimento e buscar a sua prática, isto no meu ponto de vista, que pode ser diferente do seu, e eu com certeza vou entender.

A primeira é que nada somos:

Mas por que nada somos?

Ora, quando paramos para refletir, o quão frágil somos nós, os seres humanos, sei que alguns de nós não conseguimos admitir a nossa fragilidade, principalmente quando tudo está acontecendo melhor do que esperamos, isto porque os próprios acontecimentos nos fortalece, aumentando o nosso ego, nos fazendo fortes e desconhecedor da fragilidade humana.

Um pequeno exemplo: Quando estamos enfermos, ou mesmo quando temos alguém que amamos muito, em estado de enfermidade, ou mesmo em uma visita a um hospital, onde podemos vivenciar a vida real, a qual todos nós estamos sujeitos a enfrentar, então percebemos que nada somos, além de nossas próprias ações, si para o bem, se para o mal.

A segunda é que tudo somos e tudo podemos:

Estranho, não..., não é estranho, pois na verdade nós podemos ser tudo aquilo que quisermos, e fazer tudo que quisermos também, porém quando pesamos as consequências de nossas ações, de nossas atitudes, percebemos que embora possamos não estamos preparados para enfrentar as consequências , e assim criamos as opções de fazer ou não, mas a escolha cabe a nós mesmos.

Nós também podemos ser tudo o que nos propormos a ser, podemos ser feliz, triste, corajosos, medrosos, podemos ser ruins, bons, tudo é um estado de escolha, de aceitação, quando partirmos do fato de que somos simples aprendizes, e que estamos nos preparando para viver melhor, passamos a aceitar a vida de forma mais sensível, mais clara, percebemos que as alegrias, ou tristezas do dia de amanhã, vai simplesmente depender das nossas atitudes de hoje.

A terceira, e não menos importante, e a aceitação ou compreender as atitudes de outros, pois também estamos sujeitos as mesmas ações.

Quando não entendemos isto, estamos nos sobrepondo a capacidade humana. Isto não quer dizer participar, concordar com tais situações, mas não permitir-se envolver-se emocionalmente, buscando um entendimento, de que também somos vulneráveis  a tais acontecimentos, veja que muitos tem de tudo, mas sempre lhes faltam algo.

Não deixe que lhes falte nada, pois você tem uma vida abençoada por Deus, então viva feliz, com compreensão, amor a si e ao próximo, vivendo bem hoje, verás que o seu amanhã será muito melhor.


Por Nonato dos Santos









Powered By Blogger